domingo, 3 de abril de 2011

Mundiais de handebol...

Conquistas por país

Tabela dos mundiais:




Lesões frequentes no Handebol.

Lesões frequentes no Handebol.
O ombro, o joelho, o tornozelo são os principais locais lesionados dos praticantes desse esporte. As mãos e os dedos também são bastante afetados visto que o handebol, assim como o basquete, é um esporte de altíssimo contato físico.


Atletas dessa modalidade realizam cerca de 48.000 arremessos por temporada, com velocidade média de 130km/h. A energia envolvida nesse fundamento básico do esporte é elevada, afetando e ultrapassando o limite fisiológico dos ombros.


Os mecanismos de lesões no ombro do atleta ocorrem por meio atraumático e/ou traumático. Os movimentos repetitivos, principalmente dos atletas arremessadores, são responsáveis por grande número de lesões atraumáticas. 
Os atletas, muitas vezes, apresentam clínica de dor ântero-lateral sugestiva de síndrome do impacto.


Estudos junto aos atletas de handebol afirmam que as lesões nos ombros são as mais graves e persistentes, mas que lesões nos joelhos, nos tornozelos e nas mãos são as mais freqüentes.



Localização das Lesões (% de lesões):

Joelho - 18,9%;

Tornozelo - 17,9%;

Mão - 17,4 %;

Ombro - 8,1%;

Coluna - 7%.



Em relação aos tipos de lesão:

Entorse - 35,3%;

Contusão: 12.5%;

Rótula Muscular - 11%.

PRATIQUE HANDEBOL SEM SE MACHUCAR


Não abra mão de protetores, eles evitam lesões, jogadores profissionais usam tornozeleira, joelheira, cotoveleira e protetor bucal, por que você não?

 

Handebol no Brasil...

Handebol Brasileiro;

Pois é, o nosso Handebol ainda esta longe de se tornar uma potência mundial, mas se formos comparar sua realidade hoje, poderíamos dizer que estamos no caminho certo, há poucos anos éramos freguêses de Cuba e Argentina, agora o Pan é nosso nos dois naipes e estamos dificultando o jogo até contra os europeus.

Tática do Handebol

TÁTICA DO HANDEBOL


É a distribuição dos jogadores na quadra de jogo, em determinadas posições específicas, de maior rendimento do jogador, podendo assumir os seguintes posicionamentos táticos:


ARMADORES (CENTRAL, DIREITO E ESQUERDO)



São os jogadores que ocupam a posição central da zona de ataque, colocados próximos aos nove metros.





ALA OU PONTA (DIREITA OU ESQUERDA)
São jogadores que ocupam as laterais e linha de fundo da quadra.






PIVÔS
São os jogadores que ocupam a zona central ou lateral (entre os dois últimos defensores) da quadra, próximo à linha de seis metros.



ATAQUE

FASES DO ATAQUE

A - CONTRA ATAQUE É a passagem rápida da defesa para o ataque, com o envolvimento de um ou mais jogadores, para obter a marcação de um gol. É a ação de passar rapidamente da defesa para o ataque.
B - ORGANIZAÇÃO Após o contra ataque frustrado (em função da defesa conseguir organizar-se), a equipe deverá passar a bola ou driblar (reter a bola) até a ocupação, pelos atacantes, de suas posições específicas predeterminada. C - ATAQUE EM SISTEMA Cada atacante deverá colocar-se em sua posição específica com base na qualidade e característica individual, e de acordo com a proposta de jogo ofensivo que será aplicada no momento.


SISTEMAS DE ATAQUE

A forma como os jogadores se organizam na quadra podem variar de acordo com a tática da equipe, o principal sistema de ataque é o

5 X 1.




DEFESA

FASES DA DEFESA

A - RETORNO - Após a equipe perder a posse da bola no ataque, os jogadores deverão retornar para a defesa o mais rápido possível, e pelo caminho mais curto (linha reta). A corrida deverá ser de frente até o centro da quadra, e de costas após ultrapassar o centro até a linha dos seis metros (para observar um possível lançamento do contra-ataque). Após perder a posse da bola, os atacantes não devem ficar se lamentando do erro e sim, retornar para evitar surpresa.
B - DEFESA TEMPORÁRIA - é o prolongamento da situação anterior. O defensor deverá, em razão do retorno ter sido em linha reta, às vezes atuar fora de sua posição ideal ou de maior rendimento, estabelecida no inicio do jogo.
C - ORGANIZAÇÃO DA DEFESA - Os defensores que ao retornar estão atuando em defesa temporária, após todos estarem posicionados e, surgindo uma oportunidade, deverão retornar para sua posição ideal.
D - DEFESA EM SISTEMAS - Aplicação da proposta de jogo estabelecido no momento, de acordo com o ataque adversário.

SISTEMA DE DEFESA

O sistema de defesa no handebol tem os objetos de:
Dar sentido de responsabilidade coletiva; Possibilitar a ajuda a um companheiro (cobertura e ajuda recíproca ); Reduzir as possibilidades dos arremessos a gol; e, Dificultar a movimentação dos adversários na linha de seis metros.
Um dos sistemas de defesa mais usados é o 6 X 0.

 
O GOLEIRO NO HANDEBOL

Ainda temos o Goleiro, que no handebol, é de primordial importância não só na defesa mais também no ataque, pois quase sempre é por ele que inicia-se a jogada.
 
 
 
 
 
BY:Matheus Moura Δ

Melhores do mundo

Melhores do mundo.

Você sabe quem são os grandes jogadores de Handebol do mundo? Aqui vão alguns nomes importantes:

 Nikola Karabatic



Ele participou da equipe nacional de handebol francesa que recebeu a medalha de bronze no Campeonato Europeu de Handebol em 2008. Foi artilheiro no campeonato, juntamente com Ivano Balić e Lars Christiansen, e eleito o "Jogador Mais Valioso" do campeonato. Em 2008 ganhou a medalha de ouro com a França nos Jogos Olímpicos de Pequim ao bater a Islândia na final por 28 a 23, marcando oito gols.

Ivano Balić, é um jogador croata que atualmente joga no RK Zagreb da Croacia. Ivano Balić foi eleito o melhor jogador do mundo em 2003 e 2006 se tornando hoje um dos grandes destaques do handebol mundial


Luc Abalo, o gênio dos gols bonitos é ala direita da seleção francesa.
Simplesmente o "Pelé do Hand", Jackson Richardson é Francês, foi um grande Armador Central do Portland San Antonio.
Esse é nosso! O cara já foi considerado 3° melhor jogador do mundo. Joga no Frisch-Auf da Alemanha e é Armador Esquerdo.
Goleira da nossa seleção, é a melhor atleta da modalidade, entre as 6 do mundo em 2007. Chana Masson joga atualmente no Copenhague (Dinamarca), mas já foi campeã europeia pelo El Serrobus-ESP (2000). 
 

 Christian "Blacky" Schwarzer, jogou simplesmente seis campeonatos mundiais, cinco europeus e três olimpíadas. Foi um dos maiores pivôs da Alemaha.



Gro Hammerseng é capitã da seleção da Noroega, foi escolhida a segunda melhor jogadora de handebol do mundo. 
Nadine Krause (GER). Ninguém segura essa alemã, número um no ranking em 2007 e em 2006
Pascal Hens



Este alemão é fera! é Ala do HSV Hamburg. Muitos vídeos com suas jogadas na Web.

BY:Matheus Moura Δ

 

sábado, 2 de abril de 2011

HANDEBOL: QUADRA X AREIA

Diferente do handebol de quadra, no handebol de areia ou beach handball o Brasil é potencia mundial, acumula títulos, inclusive dois mundiais no masculino e um mundial no feminino. Porém, até mesmo praticantes do outro handebol desconhecem issso.


Aqui vão as principais regras do beach handball: (veja imagem 1)


 Tamanho da quadra: 27m x 12m, com áreas de 6m em linhas paralelas à linha de fundo.




Tiro de árbitro: Na quadra, cada equipe sai com a bola em um tempo. Na areia, a saída é dada com um tiro de árbitro (bola ao alto) no centro da quadra, em ambos os sets.


Número de jogadores: 4 jogadores em quadra.


Tempo de jogo: São dois sets de 10 minutos, podendo haver um set de desempate, chamado de “Shoot out”.


Impossibilidade de empate: Se um set termina empatado, é dada uma nova saída de bola e ele é decidido no gol de ouro.


Shoot out: Se cada equipe ganha um set, há um set de desempate chamado de “Shoot out” (também conhecido como um contra o goleiro, aqui no Brasil). É uma espécie de tiro de 6m em movimento. O jogador, do seu campo de defesa, passa para o seu goleiro e corre para receber a bola e realizar o lançamento contra o gol adversário. Inicialmente são 5 cobranças para cada equipe. Nele são mantidos os mesmos critérios para gols de 1 ou 2 pontos dos sets normais.


Tiro de 6 metros: Na quadra é tiro de 7m, na areia, de 6m.


Assimetria ataque x defesa: Se na quadra jogam 6 x 6 na linha, na areia o goleiro sempre vai ao ataque, proporcionando um ataque de 4 jogadores contra 3 defensores.


Fair Play: O jogo limpo é um dos fundamentos do handebol de areia. Na quadra o contato físico entre os jogadores é muito forte, na areia ele deve ser evitado ao máximo e as faltas são sempre mais brandas. Qualquer atitude mais grosseira é punida.


Exclusão: No lugar dos famosos “2 minutos”, há a exclusão. A equipe fica com um jogador a menos até que a posse de bola seja trocada.


Gols de dois pontos: Gols de goleiro e gols espetaculares valem dois pontos. Os gols espetaculares são entendidos, por convenção, como o gol de aérea (no qual o jogador deve pegar a bola no ar e lançá-la antes de tocar o solo) e o gol de giro (no qual o jogador deve entrar de frente para o gol, realizar um giro de 360 graus no ar e lançá-la antes de tocar o solo)


Substituições em toda extensão da área de jogo: Os jogadores de linha podem ser substituídos por toda área de jogo, o que dá uma dinâmica diferente ao jogo. Cada equipe fica com um lado da quadra para isso.


Veja nosso quadro com as diferenças entre QUADRA X AREIA: ( veja imagem 2)
(IMAGEM 1)

 (IMAGEM 2)

BY: Matheus F. Moura /\